A água destinada a determinados processos industriais, demanda um tratamento específico para torná-la adequada, como é o caso da água utilizada em caldeiras.

Antes de ser utilizada, a água que irá servir para a alimentação de caldeiras deve passar por um tratamento que é fundamental para uma maior durabilidade e eficiência da caldeira. A geração de vapor utilizando caldeiras é um processo comum na indústria, mas nem sempre a importância do tratamento desta água é compreendida por todos.

Tratar a água para o uso industrial não é como tornar a água potável. Para a indústria, o que é relevante é exatamente o contrário, que seria a retirada de elementos nocivos à conservação dos equipamentos operacionais, e não a potabilidade.

As condições necessárias para a boa qualidade da água da caldeira podem variar conforme as atividades em que ela será utilizada, porém, independente da atividade, tratar a água que irá alimentar os equipamentos industriais é fundamental para a conservação e melhor eficiência.

 

Informações importantes para o tratamento de água

Seja na forma líquida ou na forma de vapor, o tratamento prévio para a utilização nos meios produtivos poderá evitar prejuízos em relação à manutenção e até mesmo à eficiência da sua produção.

O tratamento de água tem como principais funções:

  • Evitar a formação de incrustações nas superfícies de contato;
  • Evitar a ocorrência de processos corrosivos (que aumentam o custo de manutenção e podem gerar ruptura nas estruturas);
  • Eliminar as ocorrências de arraste de origem química (como sílica e outros sólidos dissolvidos) e mecânica (gotas de água no vapor).

Estes problemas gerados pelo não tratamento da água estão relacionados à agressividade dos seus componentes para com os equipamentos.

A presença de incrustações nas caldeiras pode gerar várias consequências como a diminuição das taxas de troca térmica na caldeira, superaquecimento dos tubos, rompimento dos tubos, comprometimento do funcionamento adequado da estrutura e até causar, como efeito, acidentes e paralisações na produção.

Para evitar estas complicações, o tratamento da água é extremamente importante, sendo possível tomar como medida complementar a utilização de materiais mais nobres nas infraestruturas de passagem de água, como forma de inibir a corrosão.

Enfim, o tratamento adequado da água que alimentará a caldeira é muito importante para que todo o processo industrial funcione bem. Portanto, entender a importância do tratamento da água de caldeira é primordial para a indústria. A utilização de uma água de boa qualidade ajuda a garantir mais segurança aos processos produtivos e mais eficiência para a sua produção.

 

As Caldeiras Industriais da Icaterm fornecem a mais alta tecnologia para aplicações industriais e civis do mercado, com uma ampla variedade de opções que atendem a diferentes aplicações e segmentos de mercado. Forecemos uma ampla variedade de peças de reposição além de consultoria técnica especializada para a manutenção das suas caldeiras.
Clique aqui para conhecer nossos modelos de Caldeiras ou clique aqui e consulte-nos sobre a sua necessidade!