Se você tem uma empresa que trabalha com altas temperaturas nos processos industriais, escolher o melhor aquecedor de fluido térmico é sempre importante.

Sendo assim, o aquecedor de fluido térmico pode ser a biomassa ou com combustíveis (como gases e óleos). Além disso, ele é utilizado em indústrias têxteis, químicas ou empresas que utilizam algum processo de secagem, dentre outras.

Vamos aprender mais sobre o aquecedor de fluido térmico? Venha conosco!

O que são aquecedores de fluidos térmicos?

Os aquecedores de fluido térmico são equipamentos compostos por um corpo e uma serpentina de fluxo contínuo.

Vale ressaltar que “fluido térmico” é uma expressão utilizada para definir os óleos aquecidos com fluido aquecedor nos processos industriais, como os minerais e sintéticos.

Eles são desenhados para aquecer óleos específicos para o uso em aquecimento de sistemas industriais — principalmente aqueles mais difíceis de se atender com uma solução com vapor, por exemplo.

>> Você também pode gostar de ler: Aquecedor de fluido térmico e suas vantagens.

Por que realizar a manutenção de aquecedor de fluido térmico?

Como o aquecedor de fluido térmico gera muito calor industrial, preocupar-se com a sua manutenção deve sempre ser prioridade para todos os gestores.

Afinal, ter a certeza de que o processo está fluindo conforme deveria é fundamental para criar produtos de qualidade e não comprometer a capacidade produtiva da equipe.

Por isso, o bom funcionamento dos equipamentos é fundamental e você só identifica se há falhas nos processos se houver uma manutenção preventiva.

Sendo assim, a sua empresa precisa considerar essa tarefa como prioridade e não pode ser vista como uma despesa. Afinal, trata-se de um investimento para garantir o bom funcionamento de todos os processos industriais.

Além disso, a manutenção dos aquecedores de fluidos térmicos maximizam a vida útil do aquecedor industrial.

Sem contar que você consegue evitar retrabalhos e, ainda, reduzir o consumo de óleo diesel ou biomassa — aumentando a produtividade.

É preciso manter uma periodicidade na hora da manutenção dos aquecedores de fluido térmico?

Sim. Você deve investir em uma manutenção preventiva diária. Afinal, somente com uma boa inspeção você identifica se há algum desgaste ou deterioração no equipamento.

Porém, como a máquina precisa parar no momento da manutenção (o equipamento precisa estar desligado ou não energizado), é fundamental ter um bom cronograma, para que esse processo não atrapalhe o fluxo de trabalho da equipe.

Além disso, vale lembrar que qualquer aquecedor de fluido térmico tem diversas peças e componentes. Então, certamente, em algum momento, alguma delas vai precisar de uma manutenção.

Então, manter essa periodicidade de inspeção é uma dica importante para garantir mais segurança e ainda evitar problemas na indústria.

Também é importante ressaltar que essas manutenções precisam ser realizadas por profissionais altamente qualificados e experientes no assunto.

Eles precisam fazer o uso de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários e devem ser acompanhados por um técnico de segurança.

Gostou de aprender mais sobre a importância da manutenção de aquecedor de fluido térmico? Se sim, complemente o seu estudo no assunto conhecendo os aquecedores da Icaterm.