A indústria alimentícia é um dos setores que mais crescem em todo o mundo. Afinal, são produtos essenciais para a sobrevivência humana. Você sabia que o gerador de vapor é um dos equipamentos que desempenha um papel fundamental para o setor?

As caldeiras são responsáveis por gerar vapor que auxilia em diversos aspectos, como: higienização, cozimento, processamento e, até mesmo, embalagem. Vamos aprender mais sobre o gerador de vapor na indústria alimentícia? Continue conosco e boa leitura!

Como funciona o gerador de vapor na indústria alimentícia?

As caldeiras a vapor são equipamentos fundamentais para os processos da indústria alimentícia. Afinal, existem diversas aplicações onde há a demanda de altos volumes de vapor em alta temperatura e, é claro, sem deixar de lado a constante preocupação com a segurança.

O processamento do vapor na indústria alimentícia pode ser realizado por caldeiras a vapor que utilizam: gás natural, combustível líquido, biomassa e carvão. Então, são diversos tipos de vapor responsáveis por finalidades específicas.

>> Você também pode gostar de ler: Quais são os tipos de combustíveis utilizados em caldeiras?

Quais são as aplicações das caldeiras de vapor no ramo alimentício?

As caldeiras de vapor podem ser utilizadas para:

  • esterilização e desinfecção: elas promovem a segurança alimentar, garantindo que os alimentos e bebidas sejam seguros para o consumo;
  • reduzir os riscos de microbiológicos: elas evitam a contaminação da superfície, reduzindo a contaminação microbiológica que pode causar doenças;
  • cozinhar: algumas empresas pré-cozinham os alimentos antes de comercializá-lo e o vapor quente é uma das maneiras para garantir eficiência e qualidade nesse processo;
  • processamento de embalagem/conservação de produtos: o vapor também pode ser utilizado para as conservas enlatadas, garantindo que o produto selado no interior seja esterilizado;
  • umidificação de ambientes: as caldeiras de vapor também podem ser utilizadas para o controle da umidade nos ambientes.

Por exemplo, nos frigoríficos, as caldeiras geram o vapor para o fornecimento de água quente para o cozimento da matéria-prima, assim como a assepsia das mãos, utensílios e carcaças.

Além disso, o queimador industrial pode ser usado na indústria alimentícia, bem como em forno de túnel, fornos de produção, entre outras aplicações, pois não libera resíduos nocivos à saúde e ao processo de fabricação.

5 vantagens do gerador de vapor para a indústria alimentícia

  1. Apresenta uma alta eficiência energética e promove a segurança alimentar;
  2. Garante uma fácil instalação e manutenção: apresenta uma ótima durabilidade, garantindo processos de alta qualidade e eficiência.
  3. Promove a sustentabilidade com a redução de emissões nocivas;
  4. Garante a economia dos processos industriais: caldeiras eficientes reduzem o custo excessivo com combustíveis, gerando mais economia para a sua empresa;
  5. Evita a proliferação de bactérias e doenças relacionadas aos alimentos: elas são destruídas com o processo de pasteurização por meio do vapor.

>> Leia também: Caldeiras de vapor: conheça suas vantagens

Como escolher a melhor caldeira de vapor?

Escolher a caldeira correta impactará diretamente na qualidade e eficiência dos seus processos. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada e de confiança é fundamental.

Sabia que nós, da Icaterm, somos especialistas no assunto? Então, certamente, podemos ajudar a sua empresa a escolher a melhor caldeira para os seus processos industriais.

Conheça agora mesmo as nossas caldeiras de vapor saturado. Ah! Se você ficar com alguma dúvida, é só entrar em contato, está bem?