As purgas são muito importantes nas operações de caldeiras industriais. Elas garantem que a concentração de sólidos dissolvidos na água seja mantida dentro de limites controláveis.

Essa prática ajuda a preservar a eficiência do sistema e evita problemas sérios, como corrosão e incrustação.

Neste contexto, entender a importância a purga é essencial para otimizar a eficiência energética e reduzir custos operacionais. Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco!

O que é purga de uma caldeira industrial?

A purga da caldeira industrial é uma quantidade de água descarregada para evitar a acumulação de impurezas ou produtos químicos indesejados na água dentro da caldeira.

Tais impurezas, como:

• sais minerais;
• sólidos dissolvidos;
• e outros produtos químicos.

Assim, essas impurezas podem se acumular e causar problemas, como incrustações ou corrosão. Então, para evitá-los, é comum realizar um processo chamado de “purga” ou “descarga de fundo”, que pode ser manual ou automática.

Durante a purga, uma pequena quantidade de água é retirada da caldeira causando uma agitação no interior da caldeira, fazendo com que as impurezas sejam removidas.

Tipos de purga em uma caldeira?

O processo de purga pode ser feito de forma manual ou automática, quando a purga é feita manualmente o operador da caldeira faz a manobra nas válvulas instaladas na parte inferior da caldeira abrindo uma de cada vez esse processo tende a não ser eficiente pois como é feito de forma manual essa manobra pode ser muito rápido não sendo suficiente para a eliminação de impurezas como longa demais desperdiçando água e energia no processo. No processo de purga automática são instaladas válvulas atuadas especificas para purga, que é comandado pelo painel elétrico que controla a periodicidade de abertura das válvulas e também o tempo de abertura de cada uma delas.

Problemas na falta ou deficiência na purga em uma caldeira?

Como vimos anteriormente no processo de aquecimento da água dentro da caldeira podemos ter a dispersão de sais minerais, sólidos e produtos químicos. Esses materiais podem atacar as superfícies submersas da caldeira gerando corrosão que é a diminuição de material que se não identificado prematuramente pode gerar um vazamento na caldeira ou até inutilizar dependendo do nível de corrosão. A incrustação é quando esses materiais se depositam sobre uma superfície criando uma barreira que não permitirá a troca térmica naquela região, gerando desde um rendimento baixo na caldeira aumentando o consumo de combustível ou o superaquecimento na região causando a ruptura do material.

Plano de purga em uma caldeira?

Como já vimos a purga em uma caldeira pode ser feita de forma manual ou automática essa escolha deve ser feita em conjunto com a empresa que faz o monitoramento e controle da água utilizada na caldeira pois conforme analise da água utilizada no processo eia irá determinar a quantidade de purga e o tempo de abertura das válvulas para que se tenha eficiência na remoção de materiais indesejados no processo.

Dessa forma, resulta em uma operação mais confiável e com menos interrupções na produção.

Você gostou de aprender mais sobre o calor de purga da caldeira? Agora, aproveite para conhecer as nossas caldeiras de vapor saturado.