A NR-13 é uma norma regulamentadora instituída pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho — órgão interno do Ministério do Trabalho.

Assim, ela tem como finalidade estabelecer algumas diretrizes que devem ser seguidas por empresas que trabalham com:

  • caldeiras;
  • vasos de pressão;
  • tubulações; e
  • tanques de armazenamento.

Vamos aprender mais sobre a norma e qual a sua importância para as caldeiras industriais? Continue conosco.

Entenda mais sobre a NR-13

A NR-13 foi criada em 1978, porém, inicialmente, a norma regulamentadora abrangia apenas vasos sob pressão. Assim, vale ressaltar que, ao longo desses 44 anos, a NR-13 passou por 8 processos de revisão.

Atualmente, a NR-13 tem como objetivo principal o bom funcionamento das máquinas e equipamentos das empresas que trabalham com caldeiras de vapor, vasos de pressão, tubulações e tanques de armazenamento.

Além disso, a norma também dispõe sobre a segurança necessária aos colaboradores que trabalham com esses equipamentos.

Saiba o que diz a NR-13 sobre as caldeiras industriais

De acordo com a norma, “Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares”.

Para isso, a NR-13 abrange os equipamentos classificados nas categorias A e B, como veremos a seguir:

  • caldeiras da categoria A: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²), com volume superior a 100 L (cem litros);
  • caldeiras da categoria B: são aquelas cuja a pressão de operação seja superior a 60 kPa (0,61 kgf/cm²) e inferior a 1 960 kPa (19,98 kgf/cm2), volume interno superior a 100 L (cem litros) e o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6 (seis).

Veja qual é a importância da NR-13 para as caldeiras de vapor

A criação da NR-13 trouxe muitos benefícios à indústria que, a partir de 1978, teve um norte para seguir no que diz respeito ao funcionamento dos maquinários e, também, ao bem-estar dos colaboradores.

Seguir a NR-13 traz diversos benefícios, como:

  • reduzir significativamente os danos ao patrimônio das empresas;
  • diminuir o número de acidentes envolvendo colaboradores das indústrias; e
  • promover um incentivo aos funcionários para atuarem sempre dentro da lei, respeitando a segurança e a saúde de todos.

Além disso, as empresas são obrigadas a realizar um mapeamento de riscos, tanto de acidentes de trabalho quanto de doenças ocupacionais. Isso acaba gerando uma redução no pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários.

Portanto, não tenha dúvida: aplicar a NR-13 no ambiente de trabalho traz benefícios tanto para os proprietários das empresas quanto para os colaboradores.

Afinal, os proprietários terão o patrimônio preservado, enquanto os colaboradores podem trabalhar com maior segurança e qualidade.

Você gostou de aprender mais sobre qual é a importância da NR-13 para as caldeiras de vapor?

Se sim, aproveite para ler também: Quais são as empresas que utilizam as caldeiras de vapor? Boa leitura!